Após casa cheia no show “Memórias do Mar – A história de Juraci, o pescador mais antigo da Praia do Siri”, neste sábado (15), o projeto segue com duas exposições socioambientais no hall do Teatro Municipal de Itajaí. A mostra fotográfica "Levantamento fotográfico para o reconhecimento da comunidade tradicional da Reserva Extrativista Marinhade Pirajubaé e entorno – Florianópolis, SC" e a vídeo-instalação “Memórias da Água - diversidades cultural e natural do litoral de Santa Catarina” seguem até o dia 21 deste mês, com visitas orientadas gratuitas para escolas.
Mostra fotográfica
Na área de abrangência da Via Expressa Sul, em Florianópolis, encontra-se a Unidade de Conservação de Uso Sustentável Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé, criada em maio de 1992, sendo a primeira unidade de conservação desta categoria criada em ambiente marinho –costeiro. A reserva objetiva a conservação do Estuário do Rio Tavares e dos Baixios adjacentes, bem como, garantir o desenvolvimento sócioeconômico da população local que tradicionalmente utiliza os recursos naturais da região.
O objetivo da exposição é mostrar à comunidade em geral o que é uma reserva extrativista marinha e quais são os processos utilizados para proteger os meios de vida, a cultura das populações do entorno e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade. Esta exposição é uma iniciativa da ONG Força Ambiental de Santa Catarina, com apoio da Univali, comunidade de Pirajubaé e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Vídeo-instalação
Já “Memórias da água - diversidades cultural e natural do litoral de Santa Catarina” é o título da vídeo-instalação produzida pelo pesquisador José Matarezi a partir do contato com as diversas comunidades do litoral catarinense no período de 1997 a 2001. Sua concepção é resultado de experimentações estéticas a partir da “Água” como elemento essencial a vida em suas manifestações biológicas e culturais, associadas ao seu poder simbólico e ritualístico. Ao mesmo tempo em que integra arte, ciência e tecnologia no desafio de trabalhar com esse elemento fluído e de difícil manipulação, cria-se uma vídeo-instalação que permite ao público interagir de forma tátil interferindo na obra e na produção de imagens.
Agende uma visita para sua escola entrando em contato com o Laboratório de Educação Ambiental (LEA/CTTMar) da Univali pelo telefone (47)- 3341-7723 ou e-mail salaverde@univali.br, com Alex Kauê do Amaral e José Matarezi .
O projeto Memórias do Mar tem o patrocínio da Prefeitura de Itajaí, por meio da Fundação Cultural, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e APM Terminals. As exposições são realizadas em parceria com a Rede Meros do Brasil e Univali - através do laboratório de Educação Ambiental (LEA/CTTMar) e a Sala Verde.
Assessoria de Imprensa
Fabricia Prado – jornalista – SC 03103 JP
(47) 8408-1714
biaassessoria.blogspot.com
Fotos: José Matarezi
Nenhum comentário:
Postar um comentário